Total de visualizações de página

domingo, 11 de março de 2012

Concurso PBH - dicas (parte geral do edital) para Professores de Geografia, Inglês e Bibliotecários

Pessoal,

A partir de questões que tenho recebido por e-mail e nas aulas (presenciais e virtuais), sugiro que vcs foquem nesse próximo mês até a data da prova os seguintes itens do edital: Legislação Educacional/ Inclusão Escolar/ Educação das Relações Étnico-Raciais e de Gênero/ Currículo/Avaliação Escolar e Sistêmica/ Planejamento/ Educação no Futuro (produzam redações sobre essas temáticas e seus desdobramentos como treino para a prova considerando o lido e estudado nas obras sugeridas no edital...). Lembramos que muitos temas abaixo estão tratados em mais de uma obra/ lei do edital. Nesse sentido, sugerimos, para a revisão final, a elaboração de um quadro/ esquema em tópicos para ter uma "visão mental" de todo o conteúdo proposto no edital para a prova. Vamos fazer este exercício juntos (as) no Aulão de Revisão Final (08/04/12) e treinando por meio dos 100 exercícios propostos. Força nessa reta final!!
OBS: alunos (as) das turmas à distância poderão tb participar.


TEMÁTICAS ABORDADAS/ OBRAS INDICADAS: (edital)

1. Legislação e educação brasileira.

BRASIL, Ministério de Educação, Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria Ministerial nº 555, de 05 de junho de 2007, prorrogada pela Portaria 948, de 09 de outubro de 2007. Disponível em http://bit.ly/z9lzr, acesso em 03/11/2011.
BRASIL. Lei 10.639, de 09 de janeiro de 2003. D.O.U. de 10/01/2001, Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm, acesso em 20/10/2011.
BRASIL. Lei 11.645, de 10 março de 2008. D.O.U. de 11/03/2008, disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm, acesso em 03.11.2011.
BRASIL. Lei Federal n.º 9.394. Lei de Diretrizes e Bases. Versão atualizada. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm, acesso em 21/10/2010.
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da criança e do adolescente. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm, acesso em 20/10/2011.


2. Educação e diversidade étnico-racial e de gênero.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Parecer CNE / CP 3/2004, de 10 de março de 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/003.pdf, acesso em 20/10/2011.
MUNANGA, Kabengele (Org.) Superando o racismo na escola. 2 ed. Ver. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, 2005, 204 p. Disponível em: http://bit.ly/nhIqli, acesso em 24/10/2011.


3. A inclusão da pessoa com deficiência na educação.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura, ROPOLI, Edilene Aparecida et al. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva. Coleção “A Educação Especial na Perspectiva da Educação Escolar”. Fascículo 1. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial; Fortaleza. Universidade Federal do Ceará, 2010. Disponível em: http://migre.me/633md (portal.mec.gov.br), acesso em 03/11/2011.


4. Ciclos da vida como tempos de formação.

SMED/PBH – Desafios da Formação: Proposições Curriculares: Caderno Introdutório, 2010. Disponível em: http://bit.ly/oZIUCb, acesso em 20/10/2011.


5. Gestão dos processos pedagógicos.
SMED/PBH – Desafios da Formação: Proposições Curriculares: Caderno Introdutório, 2010. Disponível em: http://bit.ly/oZIUCb, acesso em 20/10/2011.

6. Desenvolvimento de competências/capacidades/habilidades.

ARROYO, Miguel G. Currículo, Território em Disputa. São Paulo: Editora Vozes, 2011.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros curriculares Nacionais – Brasília : MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf, acesso em 20/10/2011.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro; São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000. Disponível em: http://twixar.com/VKNvZMnIptSg, acesso em 21/10/2011.
SMED/PBH – Desafios da Formação: Proposições Curriculares: Caderno Introdutório, 2010. Disponível em: http://bit.ly/oZIUCb, acesso em 20/10/2011.
ZABALA, Antoni e ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competência. Porto Alegre: Artmed Editora, 2011.


7. Planejamento e organização do trabalho pedagógico.
GANDIN, Danilo e CRUZ, Carlos Henrique C. Planejamento na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2006.

8. Perspectiva integradora das áreas do conhecimento: teoria e prática, interdisciplinaridade, globalização do conhecimento.
SMED/PBH – Desafios da Formação: Proposições Curriculares: Caderno Introdutório, 2010. Disponível em: http://bit.ly/oZIUCb, acesso em 20/10/2011.

9. A avaliação e o processo de ensino e aprendizagem: em busca de uma coerência e integração.
10. As avaliações sistêmicas e indicadores educacionais.

ÁLVARES MÉNDEZ, J. M. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Porto Alegre: Artmed, 2002.
SOUZA, Alberto de M. Dimensões da Avaliação Educacional. Editora Vozes, 2005.
SMED/PBH – Desafios da Formação: Proposições Curriculares: Caderno Introdutório, 2010. Disponível em: http://bit.ly/oZIUCb, acesso em 20/10/2011.


** Sugerimos TOTAL atenção ao documento da SMED (em vermelho acima) que além de abordar várias temáticas e aspectos da educação em BH, debate um dos temas centrais na instituição escolar de hoje: proposta curricular e papel do professor.

OBS: em nosso Aulão de Revisão Final detalharemos e aprofundaremos os destaques para prova relevantes em cada tema aqui citado. Candidatos que não fazem parte de nosso curso poderão participar caso tenhamos vagas - gentileza consultar valores.
***Deseja participar de nosso Curso Intensivo Virtual para o Concurso PBH? (de 15/03/12 a 13/04/12/ consultar valores), escreva-me: rosesalgueirocursos@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário