Total de visualizações de página

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Concurso PBH e Santa Luzia/ Perguntas sobre Alfabetização - Emília Ferreiro

Vejam:

"Oi Rose muito obrigada pelos materiais que vc me enviou, gostaria de te pedir um favor, não consigo entender as fases das crianças que Emilia Ferreiro apresenta, não sei diferenciar quando é fase pré-silábica, silábica, silábica alfabética e alfabetica, por favor se vc puder me dizer fico muito agradecida, que Deus te abençõe e te ajude a realizar os seus sonhos, fique com Deus e até domingo se Deus quiser obrigada por tudo."


Dialogando com a questão apresentada:


Muito obrigada pelo seu retorno! Sim, compreendo sua questão. Vou explicar e indicar algo para vc assistir, ok?
Veja:
A criança passa por fases de aquisição da escrita como vc já sabe. Em geral, podemos dizer que:

A fase pré-silábica compreende basicamente dois momentos: 
1) no qual a criança não identifica letras e registra por meios de traços, desenhos e 
2) conhece as letras, mas ainda não faz a correspondência grafema (letra/ símbolo) e fonema (som da letra). Nesse momento, ela pode escrever ROSE assim: MVAT, entende? Um momento característico nessa fase é o realismo nominal no qual a criança registra o número de letras de acordo com  o tamanho dos objetos. Exemplo: para escrever formiguinha ela pode usar poucas letras e para escrever elefante ela coloca muitas letras, certo?
3) Já fase silábica e, em seguida, a silábico-alfabética, a criança sente os sons por meio de "pedaços" tais como as sílabas, mas ainda pode não saber a totalidade de letras necessárias para escrever determinadas sílabas. Exemplo: para escrever  PATO= A O/ FOCA= O A/ REDE ela pode registrar RED/. Nesse momento, inclusive ela começa sentindo o som das palavras e registrando primeiro a vogal das mesmas. Até ela chegar a ser alfabética que é o momento em que ela sente cada letra necessária, mas ainda não conhece as regras ortográficas. Exemplo: TOMATI, CAZA, DENTI, DEDU, COZINA, CASTELU, COIZA, A CAZA É DO MENINU, O LEKE DELA É BONITU... ETC

Certo? Agora, veja o vídeo detalhadamente e se ainda tiver qualquer dúvida, escreva-me...

Nenhum comentário:

Postar um comentário