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domingo, 12 de fevereiro de 2012

Concurso SEE-MG - Tópicos/ Síntese dos Cargos ANE e ANE-IE


Prezados (as) Candidatos (as),
Tivemos uma tarde de revisão virtual on line muito proveitosa hoje! Ótimo para os que participaram!! Aqueles que por algum motivo não puderam, poderão enviar suas dúvidas por e-mail até a véspera da prova... As questões, em sua maioria, giraram em torno dos documentos específicos da SEE-MG. Era de se esperar uma vez que os temas gerais (inclusão, analfabetismo etc) são, há mais tempo, do conhecimento de todos.
Atenção para os tópicos em destaque nessa revisão final para a prova. Lembramos que a única diferença no conteúdo do edital do cargo ANE para ANE-IE são os Padrões do Diretor (conteúdo apenas de ANE-IE). Todos os demais itens são de ambos os cargos:
PADRÕES DE COMPETÊNCIAS DE DIRETOR DE ESCOLA
PAPEL DO DIRETOR ESCOLAR
“Como um maestro, o diretor de escola concilia o trabalho pedagógico com o administra
1. O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E O APRIMORAMENTO DA ESCOLA: A partir do compromisso com a aprendizagem de todos os alunos, o diretor escolar valoriza o diagnóstico das potencialidades e eventuais limitações da escola para gerar uma visão compartilhada dos seus desafios e prioridades. Junto com a comunidade Escolar, o
diretor de escola converte as prioridades da escola e do governo em metas e estratégias de ação e lidera os esforços de todos a favor da execução bem sucedida do plano de desenvolvimento da escola.
2. O PROCESSO PEDAGÓGICO E A QUALIDADE DO ENSINO: Para exercer liderança no campo Pedagógico o diretor de escola precisa acompanhar o desenvolvimento pedagógico e saber agir na superação coletiva das dificuldades, construindo uma comunidade de aprendizagem que favoreça o sucesso escolar de todos os alunos.
3. O DESENVOLVIMENTO DA EQUIPE E O FORTALECIMENTO DA AUTONOMIA: Ao promover a contribuição dos diversos membros da comunidade escolar na gestão da escola, o diretor escolar estimula a cultura da participação, fomenta a responsabilidade coletiva pelo sucesso da escola e reduz o potencial de conflito.
4. A ADMINISTRAÇÃO DA ESCOLA E A GESTÃO PARTICIPATIVA: O diretor escolar constrói uma gestão eficaz e melhora os procedimentos e instituições da organização escolar com base num processo interno de avaliação. Esta avaliação obriga a análise das responsabilidades e atividades daqueles que trabalham na escola, bem como o uso das suas instalações, para assegurar que os recursos humanos e materiais da escola estejam organizados de modo a criar um ambiente de aprendizagem eficiente, seguro e eficaz.
5. O FORTALECIMENTO E AMPLIAÇÃO DAS RELAÇÕES DA ESCOLA COM A COMUNIDADE: Pelo impacto do contexto social no funcionamento da escola, o Diretor de Escola procura estabelecer relações de parceria entre os pais dos alunos, as organizações da comunidade e as instituições escolares, na busca do bem-estar e a aprendizagem dos alunos.
Consciente da relação de interdependência entre a melhoria da escola e o desenvolvimento da comunidade, o Diretor exerce sua liderança educacional promovendo a participação da comunidade na escola e da escola na comunidade.
* Atenção ao quadro de competências e habilidades esperadas do diretor a partir de cada padrão. Poderão ser formuladas questões nesse sentido.

- Noções Gerais de Informática (conceitos e funcionalidades do Windows e Linux)
Constituição Federal de 1988 – Título I, Título II, Título III, Título VIII - Capítulo III, Seção I (destaque para:princípios fundamentais, direitos e garantias fundamentais, direitos sociais, políticos, organização do estado, administração pública, servidores, educação)

       - Lei nº 869/1952 – Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de     Minas Gerais.
      - Lei nº 15.293/2004 – Carreiras dos Profissionais de Educação Básica do Estado.
      - Lei 18.975/2010 – Fixa o subsídio das carreiras do Grupo de Atividades de Educação Básica do Poder Executivo Estadual e do pessoal civil da Polícia
Militar do Estado de Minas Gerais.
* Sobre as 3 leis acima, atenção aos artigos que conceituam a lei em questão, caracterizam funções, normatizam situações polêmicas e atuais.
- Direitos da criança e do adolescente (artigos 1 a 90) – ênfase aos art. 53 a 56 (educação)
- Direitos da mulher (artigos: 1, 2, 3, 5, 7, 8, 9,10,11,12, 13, 14, 15, 18, 19, 22, 23, 24, 26, 29) – Temas: objetivos da lei, direitos, violência doméstica, assistência, atendimentos, procedimentos, medidas, atuação, Ministério Público, Atendimento multidisciplinar.
- Idoso (artigos 1, 2, 3, 4, 8, 10, 14, 15, 17, 19, 20, 22, 26, 28, 29, 34, 37, 38, 40, 43, 45, 47, 48, 49, 50, 55, 57, 61, 71, 74, 79, 81, 94, 96, 103) Temas: idade, direitos fundamentais, medidas de proteção, entidades, atendimento, infrações, Ministério Público, crimes.
- Educação inclusiva: conceito, princípios, histórico da Ed. Especial, dinâmica escolar, programas, documentos oficiais, legislação.
- Analfabetismo: definição, questões, problemas brasileiros, possíveis soluções.
*Faremos a seguinte dinâmica para a correção dos exercícios: a cada 10 questões, podem enviar-me perguntas/ dúvidas sobre os conteúdos aqui retomados: on line via Skype (chat ou áudio e vídeo), hangout, ou e-mail.
Agendamentos/ plantões: (R$30,00/ 2 horas)
SEG, QUA, QUI, SEX, SÁB, DOM
    (consultar horários disponíveis)
CORREÇÃO DE EXERCÍCIOS PARTE ESPECÍFICA (EXEMPLO)
-Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, verificada a prática de ato infracional, a autoridade competente poderá aplicar ao adolescente as seguintes medidas, exceto:
A(  )Requisição de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico, em regime hospitalar ou ambulatorial
B(  )Inserção em regime de semi-liberdade
C(  )Suspensão das aulas por tempo determinado pela instituição de ensino
D(  )Internação em estabelecimento educacional
Caso deseje, solicite o gabarito dessa questão por e-mail.
*Para continuar a revisão com a correção dos 100 exercícios para treino, entre em contato:
Sucesso em sua aprovação!

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