Prezados (as),
A partir das dúvidas que tenho recebido sobre
"como estudar, como aprender mais e melhor as regras da Língua Portuguesa, interpretação de diversos tipos de texto, gramática - morfologia e sintaxe, acentuação, pontuação.../ produção textual de diversos gêneros textuais, dentre outros", fica a pergunta: o que nos faz não saber TOTALMENTE sobre o funcionamento de nosso própria língua (formal e informal) após um mínimo de 18 anos de Educação Básica e Superior? A resposta é: a instituição escolar está FALHA ainda no Brasil!! Que novidade, não é? Então pessoal, mãos à obra! Organizem-se para estudar permanentemente...
Para fazer um teste, responda abaixo e envie-me destacando em vermelho suas principais dúvidas:
LÍNGUA PORTUGUESA
1. O que é necessário fazer para uma boa interpretação de textos segundo o que vc estudou até o momento?
2. O que é: (dê exemplos)
- variação linguística=
- linguagem formal=
3. Quais são as novas regras ortográficas? Dê exemplos.
4. Faça um quadro com todas as classes de palavras com exemplos de todos os seus tipos: (artigos, substantivos, adjetivos, verbos etc)
As classes de palavras variáveis são:
Substantivo: em gênero, número e grau.
artigo: gênero e número.
Adjetivo: gênero, número e grau.
numeral: gênero e pronome.
Pronome: gênero, número e pessoa.
verbo: modo, tempo, número, pessoa e voz.
As classes de palavras invariáveis são:
advérbio.
preposição.
Conjunção.
Interjeição.
4. Sobre sintaxe: escreva exemplos de cada item abaixo:
SINTAXE
DEFINIÇÃO
A Sintaxe é a parte da gramática que estuda a disposição das palavras na frase e a das frases no discurso, bem como a relação lógica das frases entre si. Ao emitir uma mensagem verbal, o emissor procura transmitir um significado completo e compreensível. Para isso, as palavras são relacionadas e combinadas entre si. A sintaxe é um instrumento essencial para o manuseio satisfatório das múltiplas possibilidades que existem para combinar palavras e orações.
ÍNDICE
|
Análise Sintática |
| Frase |
| Tipos de Frases |
| Estrutura da Frase: Oração |
| Período: Período Simples, Período Composto |
| Objetivos da Análise Sintática / Estrutura de um Período / Termos da Oração |
|
Termos Essenciais da Oração |
| Sujeito e Predicado / Posição do Sujeito na Oração |
| Classificação do Sujeito: Sujeito Determinado |
| Sujeito Indeterminado |
| Oração Sem Sujeito |
| Predicado |
| Predicação Verbal: Verbo Intransitivo, Verbo Transitivo, Verbo de Ligação |
| Classificação do Predicado: Predicado Verbal |
| Predicado Nominal / Predicativo do Sujeito |
| Predicado Verbo-Nominal / Estrutura do Predicado Verbo-Nominal |
|
Termos Integrantes da Oração |
| Complementos Verbais: Objeto Direto |
| Objeto Indireto |
| Complemento Nominal / Agente da Passiva |
|
Termos Acessórios da Oração |
| Sobre os Termos Acessórios |
| Adjunto Adverbial |
| Classificação do Adjunto Adverbial |
| Adjunto Adnominal / Distinção entre Adjunto Adnominal e Complemento Nominal |
| Aposto / Classificação do Aposto |
| Vocativo / Distinção entre Vocativo e Aposto |
|
Período Composto |
| Coordenação e Subordinação |
|
Coordenação |
| Período Composto por Coordenação |
| Classificação das Orações Coordenadas Sindéticas: Aditivas, Adversativas |
| Alternativas, Conclusivas, Explicativas |
|
Subordinação |
| Período Composto por Subordinação |
| Forma das Orações Subordinadas |
| Orações Subordinadas Substantivas |
| Classificação das Orações Subordinadas Substantivas: Subjetiva |
| Objetiva Direta / Orações Especiais |
| Objetiva Indireta, Completiva Nominal |
| Predicativa, Apositiva |
| Orações Subordinadas Adjetivas / Forma das Orações Subordinadas Adjetivas |
| Classificação das Orações Subordinadas Adjetivas |
| Emprego e Função dos Pronomes Relativos : Pronome Relativo QUE |
| Pronome Relativo QUEM / Pronome Relativo CUJO (s), CUJA (s) / Pronome Relativo O QUAL, OS QUAIS, A QUAL, AS QUAIS |
| Pronome Relativo ONDE / Pronome Relativo QUANTO, COMO, QUANDO |
| Orações Subordinadas Adverbiais |
| Circunstâncias Expressas pelas Orações Subordinadas Adverbiais: Causa, Consequência, Condição |
| Concessão, Comparação |
| Conformidade, Finalidade, Proporção, Tempo |
|
Coordenação e Subordinação |
| Período Composto por Coordenação e Subordinação |
|
Orações Reduzidas |
| Sobre as Orações Reduzidas |
| Orações Reduzidas Fixas / Orações Reduzidas de Infinitivo |
| Orações Reduzidas de Gerúndio / Orações Reduzidas de Particípio |
|
Estudo Complementar do Período Composto |
| Sobre o Período Composto |
|
Sintaxe de Concordância |
| Concordância Verbal e Nominal / Concordância Verbal: Sujeito Simples, Casos Particulares I |
| Casos Particulares II |
| Casos Particulares III |
| Casos Particulares IV |
| Sujeito Composto / Casos Particulares I |
| Casos Particulares II |
| Outros Casos: O Verbo e a Palavra "SE" |
| O Verbo SER I |
| O Verbo SER II |
| O Verbo PARECER / A Expressão "Haja Vista" |
| Concordância Nominal |
| Casos Particulares |
|
Sintaxe de Regência |
| Regência Verbal e Nominal / Regência Verbal |
| Verbos Intransitivos |
| Verbos Transitivos Diretos |
| Verbos Transitivos Indiretos |
| Verbos Transitivos Diretos ou Indiretos |
| Verbos Transitivos Diretos e Indiretos I |
| Verbos Transitivos Diretos e Indiretos II |
| Mudança de Transitividade versus Mudança de Significado I: AGRADAR, ASPIRAR, ASSISTIR |
| Mudança de Transitividade versus Mudança de Significado II: CHAMAR, CUSTAR, IMPLICAR |
| Mudança de Transitividade versus Mudança de Significado III: PROCEDER, QUERER, VISAR |
| Regência Nominal |
|
Sintaxe de Colocação |
| Colocação dos Pronomes Oblíquos Átonos: Próclise I |
| Colocação dos Pronomes Oblíquos Átonos: Próclise II |
| Colocação dos Pronomes Oblíquos Átonos: Mesóclise / Ênclise |
| Colocação dos Pronomes Oblíquos Átonos nas Locuções Verbais |
|
Emprego da Crase |
| Crase I |
| Crase II |
| Casos em que a crase SEMPRE ocorre |
| Crase diante de Nomes de Lugar / Crase diante de Pronomes Demonstrativos Aquele (s), Aquela (s), Aquilo |
| Crase com os Pronomes Relativos A Qual, As Quais / Crase com o Pronome Demonstrativo "a" / A Palavra Distância |
| Casos em que a ocorrência da crase é FACULTATIVA
Fonte: |
http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/ |
5. Quais são as regras de acentuação? Dê exemplo de cada uma delas.
6. Quais são as regras para pontuação?
Iniciaremos uma turma de estudos no dia 01/05/12.
Inscrições: rosesalgueirocursos@gmail.com
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