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quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Concurso de Sabará: atenção à parte pedagógica


Pessoal,

Atenção às referências bibliográficas (abaixo). Após o início das aulas, enviaremos semanalmente destaques das obras indicadas, sobre cada referência a ser estudada. Aguardem...

Bons estudos! Excelente aprovação!!

Acompanhem nossas dicas específicas para a prova tb no Facebook:

http://www.facebook.com/rose.salgueiro

VII – CONHECIMENTOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS

A prova de conhecimentos pedagógicos busca avaliar a capacidade de análise dos candidatos em relação às temáticas relevantes 
à prática educacional, tais como: Formação e trajetória profissional de educadores; Currículo, formação humana e globalização do 
conhecimento; Avaliação educacional: Concepções e práticas; Teorias da aprendizagem; Educação e diversidade cultural; 
Educação inclusiva, Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado; Educação integral; Educação, escola e 
sociedade contemporânea. A criança e o adolescente como sujeitos de direitos. Gestão democrática em instituições de ensino 
públicas.

Sugestões Bibliográficas: 

BOIMORE, Serge. A criança e o medo de aprender. São Paulo. Paulinas, 2007. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de 
Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.  Introdução. Brasília: MEC, SEF, 
1998. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica.  Conselhos Escolares:  democratização da escola e 
construção da cidadania. Brasília:MEC, SEB, 2004. Disponível em <www.mec.gov.br/seb/conselhoescolar>. BRASIL. Ministério da 
Educação.  Indagações sobre o currículo  Brasília (Coletânea de 5 volumes) MEC, 2008. BRASIL. Secretaria Especial de 
Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico raciais e 
para o ensino de história e cultura afro/brasileira e africana. Brasília: MEC, 2009. BRASIL. Lei no. 8069. Estatuto da Criança 
e do Adolescente. Artigos 1º ao 59º. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nº 9.394. 
Brasília, DF, 1996.  BRASIL. Educação Integral: texto referência para o debate nacional. Brasília: MEC. SECAD, 2009. BRASIL. 
Rede de saberes mais educação: pressupostos para projetos pedagógicos de educação integral. Brasília, Ministério da 
Educação, 2009. BRASIL. Lei no. 10.639,  de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que 
estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade  da 
temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, 
09 de janeiro de 2003. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.639.htm> BRASIL, MEC-CONAE/2010. 
Construindo o sistema nacional articulado de educação – O Plano Nacional de Educação, diretrizes e estratégias de ação 
(Documento Final), Brasília, DF, 2010 (Disponível em:  http://conae.mec.gov.br ) BRASIL.  Política Nacional de Educação 
Especial na perspectiva da educação inclusiva. Documento elaborado pelo grupo de trabalho nomeado pela Portaria Ministerial 
no. 555, de junho de 2007, prorrogada pela Portaria no. 948, de 09 de outubro de 2007. CARNOY, Martin.  A vantagem 
acadêmica de Cuba – Por que seus alunos vão melhor na escola. São Paulo: Ediouro, 2009. COSTA, Marisa V. O currículo nos 
limiares do contemporâneo. 4.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. DAYRELL, Juarez. A Escola “Faz” as juventudes? Reflexões 
em torno da socialização juvenil, 2006. Disponível em : 
<http://www.fae.ufmg.br/objuventude/textos/A%20Escola%20Juventudes%20Reflex%F5es%20em20torno%20torno%20da%20soc
ializa%E7%E30%20Juvenil.pdf>. FREIRE, Paulo.  Pedagogia da autonomia.  São Paulo, Paz e Terra, 1996.  HOFFMANN, 
Jussara M. L. Avaliação: mito e desafio – uma perspectiva construtivista. Educação e Realidade: Porto Alegre, 1991.  MANTOAN, 
Maria Teresa Égler (org.).  O desafio das diferenças nas escolas. Petrópolis: Vozes, 2008.  PADILHA, R. P.  Planejamento 
dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2002. SPÓSITO, M. A 
Instituição Escolar e a Violência. In: Cadernos de Pesquisa, São Paulo: Fundação Carlos Chagas, nº 104, 1998. 18 TEDESCO, 
Juan Carlos. O novo pacto educativo – Educação, competitividade e cidadania na sociedade moderna. São Paulo: Ática, 2007.

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